Viaje com o seu bebê

O primeiro voo do seu bebê!

Viajar de avião com um bebê ou uma criança pequena pode não ser muito animador, principalmente se for uma viagem de longa distancia e embora não haja razão que impeça, geralmente o recomendado é esperar até que ele tenha tomado as primeiras vacinas de vida.

Se você tem que viajar de avião com um bebê pequeno, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato a companhia área de preferência com antecedência para avisá-los.  Se for uma viagem e longa, a companhia área lhe dará um assento á frente de uma divisória, onde colocarão um berço de viagem. Vale ressaltar que nem todas as companhias oferecem essa comodidade e muita delas tem poucos berços fazendo-se assim necessário uma reserva prévia do seu assento. Segundo detalhe importante é consultar o pediatra antes da viagem para saber se seu bebê precisa tomar alguma vacina adicional.

Orientações Gerais:

Durante a decolagem, aterrissagem ou qualquer tipo de oscilação de altura, alimente seu bebê, já que engolir ajuda a nivelar os ouvidos.   Tanto a decolagem quanto a aterrissagem podem causar incomodo grande ao seu pequeno(a) por isso tente amamentar ou dar mamadeira, isso com certeza vai ajudar a acalmá-lo. Se você não estiver mais amamentando, leve varias mamadeiras extras e também algumas mudas de roupa, bem como uma boa quantidade de fraldas reservas.

Feche as saídas de ar condicionado que se encontram acima dos assentos para evitar correntes de ar, evitando assim que o fluxo de ar reciclado atinja o rosto do seu filho(a).

Quando estiver voando, se o seu bebe ficar inquieto, o melhor a fazer é caminhar pelo corredor, isso causará menos incômodo aos demais passageiros, e é melhor que deixa-lo chorar por horas a fio.

Lembre-se de levar alguns brinquedos para entretê-lo e um pouco de antiespasmódico para o caso dele vomitar durante a viagem.

Ao final da viagem:

Quando você chegar ao seu destino final, pode ser que seu bebê tenha ficado resfriado por causa dos germes que circulam no ar reciclado do avião; Muitos bebês, no entanto, não apresentam esse problema, além disso, não se surpreenda se a rotina dele ficar bagunçada e ele levar vários dias para voltar ao normal.

Algumas companhias áreas utilizam algumas orientações básicas para que tenham uma viagem tranquila, veja a seguir:

Para os menores temos à disposição refeições especiais, além do serviço de menor desacompanhado e opções de entretenimento para amenizar as horas de voo.

Crianças podem viajar sozinhas ou acompanhadas de um adulto responsável, dependendo da idade.

Crianças entre 2 e 4 anos devem sempre viajar acompanhadas de uma pessoa maior de 18 anos.

Crianças entre 5 e 11 anos podem viajar sozinhas apenas no programa Menor Desacompanhado.

Adolescentes entre 12 e 17 anos podem viajar sozinhos. Se você preferir, pode contratar o serviço de Menor Desacompanhado.

Você está viajando com um recém-nascido?

Para viajar com um bebê recém-nascido (entre 1 e 7 dias de idade), é preciso apresentar autorização médica para o bebê e para a mãe que viaja.

Você está viajando com crianças menores de 2 anos?

Na cabine econômica, você pode dividir o assento com uma criança, que paga uma porcentagem da tarifa do adulto, além de taxas de embarque e impostos. Se seu voo é dentro do Brasil, a criança viaja gratuitamente. Já em viagens dentro do Chile (exceto Ilha de Páscoa), a criança paga apenas as taxas de embarque e os impostos.

Se você está viajando sozinho com dois bebês (até 2 anos), precisa reservar um assento adicional para garantir sua segurança durante o voo, pagando tarifa de criança.

Para viajar com uma criança menor de 2 anos na cabine Premium Economy ou Premium Business é preciso pagar tarifa de adulto, uma vez que a criança viajará em assento próprio.

Quando a criança viajar em assento próprio, será preciso levar uma cadeira certificada para uso em avião ou um cinto de segurança (Aviation Child Safety Device, ACSD) adequado a crianças que pesem entre 10 e 20 quilos. A compra desse bilhete deverá ser feita na Central de Vendas

Se o bebê completa 2 anos de idade durante a viagem, você pode:

Reservar o assento de uma criança para os dois voos (ida e volta) ou

Levá-lo com você na ida, dividindo o assento, e comprar um assento para a criança para o voo de volta.

Documentos necessários

Viagens nacionais (dentro do Brasil)

Crianças de 0 até 11 anos, viajando acompanhadas de um adulto ou menor de idade emancipado sem parentesco precisam apresentar uma autorização de viagem, além da certidão de nascimento ou documento de identificação.

Adolescentes com idade a partir de 12 anos não precisam apresentar a autorização de viagem, mesmo quando viajam acompanhados de um adulto ou menor de idade emancipado sem parentesco, sendo necessário apenas o documento de identificação com foto.

(Fonte:https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/voando-com-criancas-e-bebes/bebes-e-criancas-a-bordo/)

 

Veja a seguir alguns utilitários que facilitam e garantem a qualidade de sua viagem com o seu bebê:

 

Em geral, todos esses utensílios e dicas resumidas neste texto, garantem que você tenha uma ótima experiência durante a viagem. 
Vacinas Atchim

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *