Vacina de Herpes

O herpes é uma infecção causada pelo vírus (HSV) tipos 1 e 2. O contato com o vírus ocorre geralmente na infância, mas muitas vezes a doença não se manifesta nesta época. O vírus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma inativa, até que venha a ser reativado.

Uma vez reativado, o herpes se apresenta da seguinte forma:

• Coceira e ardência no local onde surgirão as lesões;
• a seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buquê sobre área avermelhada e inchada;
• as bolhas (vesículas) rompem-se liberando líquido rico em vírus e formam ferida. É a fase de maior perigo de transmissão da doença;
• a ferida começa a secar formando uma crosta que dará início à cicatrização;
• a duração da doença é de cerca de duas a três semanas.

A terapia para o Herpes se propõe a aumentar os intervalos entre as recidivas, diminuir o intervalo de cicatrização e impedir que as vesículas evoluam até formarem as lesões típicas, impedindo que o vírus se replique. O tratamento imunológico irá atuar regulando uma resposta imunológica apropriada para diminuir virulência em seus sítios locais trazendo benefícios ao paciente. Podem ocorrer infecções durante a terapia, sua intensidade pode ou não ser reduzida em relação as de antes da terapia, geralmente apresentam um início de infecção que rapidamente regride.

A terapia proporciona uma melhora generalizada da condição do Sistema imunológico a um nível tal que o vírus aprisionado em seu estado latente ou combatê-lo com rapidez o suficiente para que não manifeste lesões.

Sobre o Herpes Zoster, a qual também fornecemos a vacina, é causado pelo vírus varicela-zooster (catapora). Sua terapia é diferenciada, sendo recomendado uma imunoestimulação de nível Th1. Aplicações consecutivas do medicamento Timulina, 5 aplicações em dias alterados conferem bons resultados e uma regressão rápida do quadro clínico e o ciclo pode ser repetido com intervalo de 3 semanas.

Fonte:Blog da Saúde Ministério da Saúde e Anthygenus Farmácia e Manipulação.